Tricoscopia digital. Saiba mais como ela pode ajudar seu caso

Tricoscopia digital. Saiba mais como ela pode ajudar seu caso

A alopecia androgenética é popularmente chamada de calvície. Ela consiste na perda total ou parcial dos cabelos e é percebida diante de quedas acentuadas ou afinamento dos fios. A melhor forma de combater a calvície é o diagnóstico precoce e a tricoscopia é uma grande aliada.

O que é a tricoscopia?

Este é um exame realizado com um aparelho óptico chamado dermatoscópio. Esse equipamento permite a observação dos fios de cabelo e do couro cabeludo a partir do aumento da imagem gerada. Sendo assim, é possível analisar estruturas que não podem ser observadas a olho nu.

Quais são as vantagens da tricoscopia digital?

Por produzir imagens, é possível fornecer mais detalhes para compreensão do paciente. Assim, ele se torna mais integrado da sua situação. A tricoscopia digital permite ainda o arquivamento do exame, que servem de material para acompanhamento do caso, podendo servir para comparação dos resultados obtidos com o tratamento. Este exame também pode evitar biópsias desnecessárias ou, quando elas forem essenciais, ajuda a definir o local correto para realizá-las.

É possível comparar várias partes distintas do couro cabeludo e identificar a intensidade do problema. Por permitir uma análise completa e minuciosa dos fios de cabelo e do couro cabeludo, possibilita a identificação de descamações e inflamações. Além disso, facilita a observação de cicatrizes e do estado da haste capilar, bem como a espessura e o número de folículos.

No caso da calvície, a tricoscopia permite realizar uma avaliação mesmo em casos iniciais. Em outras palavras, este exame permite que o paciente receba o diagnóstico completo quando os sinais da calvície ainda não são percebidos a olho nu.

Quem pode realizar este exame?

A tricoscopia é recomendada para pacientes de ambos os sexos e de todas as idades, incluindo gestantes. Este exame é indicado para pacientes que estejam sofrendo alterações relacionadas à queda de cabelo.

Este é um método diagnóstico fotográfico não invasivo e indolor que permite a identificação de diversos tipos de alopecia. Este exame é seguro e realizado de maneira rápida, sem a necessidade de preparo e não possui contraindicações.

O que pode ser diagnosticado pela tricoscopia?

O exame pode diagnosticar problemas como dermatites, alopecia areata, tricotilomania, alopecia androgenética, psoríase, patologias na haste capilar.

Também é possível observar rarefação e perda capilar, bem como alopécia frontal fibrosante, eflúvio telógeno, lúpus e líquen plano pilar.

Quando devo procurar um médico?

A alopecia pode ser causada por diversos fatores e o diagnóstico orienta quanto ao melhor tratamento. Se há dúvidas ou casos de calvície na família, é essencial buscar aconselhamento médico especializado e conhecer o procedimento mais adequado.

É possível realizar exames como a tricoscopia para diagnosticar a perda de cabelo antes do aparecimento dos sintomas. A avaliação médica e os exames laboratoriais permitirão a análise individual de cada caso. Quanto antes começar o tratamento, maior a eficácia do mesmo e melhores serão seus resultados.