Pele: Rotina de cuidados

Pele: Rotina de cuidados

A pele é uma das primeiras coisas que reparamos em outra pessoa. Ela deve ser hidratada e bem cuidada a fim de que se mantenha saudável e radiante. Para isso, é essencial manter uma rotina de cuidados com a pele. Estes cuidados podem envolver processos e produtos recomendados para determinados momentos do dia, como manhã e noite.

No que consiste a rotina diurna de cuidados com a pele?

A rotina diurna envolve um processo de limpeza, uso de antioxidantes, tratamento e proteção solar. A higiene do rosto remove o excesso de impurezas e a oleosidade, além de desobstruir os poros. Como resultado, a pele estará pronta para receber os demais tratamentos.

A escolha do sabonete correto para o seu tipo de pele garante a saúde da mesma. Atualmente, há produtos com fórmulas hidratantes, com ativos adstringentes e ainda os antiacne. Estes últimos podem conter ácido glicólico e o ácido salicílico.

O antioxidante deve ser aplicado após a conclusão da higiene. Este tipo de produto costuma ser composto por vitamina C, vitamina E ou ácido ferúlico. Essas substâncias, por sua vez, possuem a capacidade de neutralizar os radicais livres e reforçar as defesas naturais da pele. Deste modo, auxiliam na prevenção de danos causados tanto pela radiação solar quanto pela poluição. Caso seja recomendado pelo médico podem ser utilizados, produtos para tratamentos específicos, como clareadores, controladores de acne ou aqueles para amenizar rugas.

Para finalizar a rotina diurna de cuidado com a pele, é indispensável o uso do protetor solar facial com, no mínimo, FPS 30. A combinação dos antioxidantes e do filtro aumenta a proteção contra os raios solares.

Dermocosméticos que possuam coloração ou qualquer outra proteção física ampliam a defesa não apenas contra a radiação solar, mas também contra a luz visível. Assim, além de protegida dos efeitos da luz do sol, sua pele também estará imune aos danos causados pelas luzes emitidas por aparelhos eletrônicos e lâmpadas fluorescentes.

No que consiste a rotina noturna de cuidados?

A rotina noturna envolve um processo de limpeza, pós-limpeza e tratamento. Opte por um demaquilante a fim de remover toda a maquiagem utilizada no dia, até mesmo a resistente à água.

Em seguida, complete a higienização da pele com um sabonete específico e um produto pós-limpeza. Este último proporciona uma limpeza profunda, removendo as impurezas e o excesso de oleosidade. Como resultado, há desobstrução dos poros e a pele estará pronta para receber os demais tratamentos.

Os cuidados podem ser encerrados com o uso de produtos específicos para tratamentos reparadores. Também podem ser aplicados corretivos de sinais de envelhecimento e renovadores como o retinol.

Apesar da pele da brasileira ter uma tendência a ser mais oleosa é sempre importante hidratar. O hidratante deve ser livre de óleos minerais (oil free) e não comedogênico (que não desencadeia acne). Cada produto e a forma de aplicação que compõem a rotina de cuidados com a pele devem ser receitados por um dermatologista. Para saber quais dermocosméticos são indicados para o seu caso, consulte um profissional especializado.