Acne? Veja os tratamentos indicados para as cicatrizes

Acne? Veja os tratamentos indicados para as cicatrizes

Acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Ocorre principalmente na adolescência, mas também pode ser comum em adultos, principalmente em mulheres. Na adolescência, a aparência é um fator importante. Portanto, o comprometimento estético determinado por alterações da pele pode atingir o lado psicológico. Assim, o adolescente pode se tornar inseguro, deprimido e com baixa autoestima, impactando  negativamente a qualidade de vida dele.

O tratamento da acne traz benefícios e impactos positivos em ambos os aspectos. Possui cicatrizes de acne das quais gostaria de se livrar? Então conheça os tratamentos indicados para as cicatrizes causadas por acne.

O que causa o surgimento da acne?

A acne pode ocorrer durante a adolescência e também na idade adulta. Na juventude, a pele e o corpo como um todo sofrem as mudanças ocasionadas pela atividade de hormônios e glândulas. Os hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade, são os principais responsáveis pelas alterações das características da pele, assim como pelo surgimento da acne.

As lesões são mais frequentes na face, mas também podem ocorrer nas costas, ombros e peito. As lesões podem ser agravadas por fatores como fumo, estresse, exposição excessiva aos raios ultravioleta, má alimentação e fatores genéticos.

Como os alimentos influenciam o aparecimento da acne?

O consumo de alimentos com alta carga glicêmica, como refrigerantes, farinha branca e açúcar refinado pode prejudicar a pele. O mesmo pode ser dito sobre suplementos alimentares ricos em substâncias como lisina, arginina, leucina, isoleucina e caseína.

Quais são os tratamentos indicados para as cicatrizes causadas por acne?

O desenvolvimento da ciência e da tecnologia tem permitido a descoberta de vários tratamentos para eliminar ou suavizar cicatrizes. Com a ajuda de um dermatologista, é possível melhorar o quadro das cicatrizes ou até mesmo eliminá-las. Ao analisar seu caso, o profissional poderá investigar a origem das suas espinhas e lesões cutâneas.

A Radiofrequência Fracionada (FRAXX) assim como o Laser de CO2 podem ser usados, com resultados bastante satisfatórios, no tratamento das cicatrizes de acne. Essas tecnologias promovem um estímulo de colágeno e, portanto, uma diminuição das cicatrizes e melhora da uniformização da pele.

O preenchimento cutâneo é recomendado para cicatrizes que desaparecem diante do estiramento da pele. Nesse caso, o ácido hialurônico é injetado abaixo da cicatriz, preenchendo a pele e eliminando o relevo.

A luz intensa pulsada estimula a formação de colágeno, uniformiza o tom de pele e diminui manchas causadas pelas cicatrizes de acne, também pode ser usada nas lesões inflamatórias de acne.

Os peelings, tanto profundos quanto mais superficiais, clareiam manchas e cicatrizes, melhorando a textura e a aparência da pele. Para promover um aspecto mais saudável, podem ser utilizados o ácido salicílico, retinóico, glicólico e mandélico. Os peelings superficiais podem ser repetidos em pequenos intervalos de tempo.

De acordo com a indicação médica, o paciente também pode utilizar medicamentos tópicos ou orais. A resposta aos tratamentos indicados para as cicatrizes causadas por acne varia de acordo com as individualidades de cada organismo. Por isso é importante consultar um especialista, pois ele irá indicar as melhores opções dentre as disponíveis para cada caso.