Exames para estudo do cabelo e calvície: tricoscopia e tricograma digitais

A tricoscopia e o tricograma digitais são exames realizados no couro cabeludo com o equipamento FotoFinder®. Trata-se de uma técnica não invasiva que utiliza uma câmera com capacidade de aumento equivalente a um microscópio, acoplada a um computador através do qual se pode captar e arquivar imagens do couro cabeludo do paciente.

A tricoscopia digital é uma importante ferramenta para auxiliar no diagnóstico dos diferentes tipos de alopecias (incluindo a calvície), além de outras patologias que acometem o couro cabeludo e as hastes capilares.  Com a realização desse exame conseguimos estabelecer um diagnóstico preciso e precoce, o que permite estabelecer um programa de tratamento específico para cada paciente, o que certamente impactará positivamente nos resultados terapêuticos.

Já o tricograma digital é um exame computadorizado utilizado como complemento à tricoscopia. É realizado por um programa específico chamado TrichoScan®, que faz uma análise de uma área do couro cabeludo previamente preparada, permitindo a classificação dos tipos e fases de crescimento dos fios, assim como sua contagem (fios por cm2).