Alergia e Imunologia

A área de alergia e imunologia cuida e trata dos pacientes com doenças alérgicas e transtornos do sistema imunológico. É importante diagnosticar os fatores que desencadeiam essas doenças, assim como conhecer o tratamento adequado para cada uma delas. Rinite, sinusite e asma são algumas doenças alérgicas respiratórias que acometem grande parte da população.

A rinite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa do nariz (geralmente confundida com gripe ou resfriado), afetando nariz, olhos, garganta e seios da face.

A sinusite é a inflamação do muco dos seios da face e faz parte do processo evolutivo da rinite alérgica sem tratamento adequado.

A asma é a inflamação dos brônquios, dificultando a respiração, podendo determinar sintomas crônicos como tosse noturna persistente. Fatores como atividades físicas ou rir muito, por exemplo, podem desencadear o quadro.

O alergista na prática clínica do consultório também aborda doenças como alergia alimentar, infecções oportunistas de repetição (candidíase, herpes, etc.) e algumas alergias da pele como urticária e dermatite atípica.

 

Agende uma consulta